Gil, suas reflexões são ótimas. Traduzem com perfeição o que de fato acontece. É preciso partir pra ação. E a hora é ótima. A primeira e principal ação é votar. Esses problemas se acumulam desde que a Lei foi criada, com suas incorreções causando cada vez mais distorções.
O ministério atual foi o primeiro a dizer que a lei precisava ser corrigida. Ainda não acertou inteiramente nas correções, mas tem mostrado o maior interesse em discutir e agir. Criou uma estrutura e uma equipe que opera em várias frentes da tão diversificada "cultura" e representou um avanço enorme em relação ao modo de ação das administrações anteriores, meras gerenciadoras de organismos caducos e balcões de atendimentos no varejo.
Eram tantos os problemas, tantos os erros acumulados, tanto o abandono, que mesmo com esse avanço enorme ainda não deu pra chegar ao fim do caminho. Mas é evidente uma marcha, uma caminhada, e meios (operacionais, sobretudo) para continuar indo em frente. O que é melhor agora? Votar pela continuação dessa caminhada, que já fez o principal, saindo da selva onde estavamos perdidos, e ver uma estrada que podemos percorrer juntos e alcançar dia a dia novas conquistas? Ou voltar atrás, já sabendo que tudo o que diz o Serra sobre cultura é que vai transformar em projeto nacional suas Viradas Culturais paulistas, isto é, outra vez eventos, cultura como biscoito Globo no sinal (farol, para os paulistas). Tô fora.
Hoje em que é moda falar mal de político (taxistas e jornalistas puxando o coro), não vamos nos enganar achando que esse debate é mais puro, "não estou aqui pra discutir política", "essas eleições são uma merda, são todos iguais". A solução começa no voto. O jornal O Globo, retrato da imprensa, que no dia da eleição estampa na primeira página uma manchete sensacionalista contra o governo que avançou assim na cultura e em todas as áreas (a matéria quer culpá-lo pela situação geral de abandono anterior a todas as suas ações), não vai ajudar a esclarecer nada. Onde eu puder, vou repetir que voto na Dilma, e que esse é meu primeiro passo para continuar trabalhando para melhorar a nossa praia - a praia da cultura - e o nosso mar brasileiro.
Aderbal
----- Original
Nenhum comentário:
Postar um comentário